Há tempos venho observando que muitas alunas chegam nas minhas aulas e dizem que são do intermediário numa escola e que na minha ficam no básico, e casos que chegam no meu básico dizendo que são do básico mas que já poderiam sim estar solando nos palcos a tempos, como entender e definir isso?!
Bem, em primeiro lugar gostaria de destacar que me baseio nas minhas opiniões e experiências de vida tanto profissional quanto pessoal, e através destas bases que publico esta postagem.
Observo tantas alunas fazendo aulas de intermediário sendo que numa aula de básico se perdem toda. Uma coisa quero deixar bem clara, o fato de você estar fazendo aulas no intermediário nem sempre quer dizer que você está no nível intermediário...
- Mas ô profeee, como assim, se faço aula na turma de inter é pq eu sou do inter, certo?!...
- Não! Veja o meu exemplo, comecei desde o princípio a fazer aulas na turma de avançado, pois os meus horários só davam no mesmo horário do avançado, isso me fazia uma aluna avançada ao ponto de pisar no palco ou de poder já trabalhar com Dança?!
Pooor favor, me diga que Não!...
É óbvio que não, eu fazia o que conseguia, as vezes me arriscava a colocar um braço como as avançadas, mas fazia de acordo com o meu nível, e era cobrada e ensinada conforme o meu nível.
- Mas proooziii, errada estava a tua profe que te deixou entrar numa turma avançada sendo que tu nunca tinha visto Dança do Ventre antes.
- Seguinte, errada nada, admiro muito ela por isso e valorizo totalmente o seu profissionalismo ao conseguir essa façanha com todo o êxito. Primeiro, se ela não me permitisse entrar naquela turma eu provavelmente não teria continuado e muito menos conhecido e me encantado com a Dança do Ventre que entrou no momento certo e propício na minha Vida. Segundo, ela sabia coordenar muito bem o que eu conseguia fazer, averiguar o meu limite, transmitir o ensinamento correto para as demais alunas sem prejudicar nem o meu aprendizado, muito menos o delas, elas continuavam avançadas e eu iniciantes, siiiim iniciante!
Não tem nada demais ser do básico, alias existe um preconceito bastante grande por grande parte das alunas em não quererem dizer que são do básico.
Qual o problema, se é no básico que a magia acontece!
Sei que a pressa de estar nos palcos para algumas pode ser o motivo para estar negando o básico, mas é no básico que o erro é permitido à vontade, é no básico que tudo te será apresentado com todos os detalhes e que se você não souber aproveitar vai te faltar no intermediário, é no básico que você é apresentada aos encantos do Oriente, onde a música vai começar a te embalar, onde tu vais admirar tudo e a todos sem tantas críticas, onde seu primeiro lenço de quadril vai te fazer sentir-se uma verdadeira Egípcia por mais simples que ele seja.
Para as minhas aulas, intermediário é o momento em que eu começo a introduzir o palco através dos solos, intermediário é o momento em que a aluna começa a aprender a ser a sua própria coreógrafa, já sabe ter leitura musical, já conhece os ritmos e eles estão íntimos com os movimentos em seu corpo. Está aplicando toda essa mescla de conhecimentos para estar pronta a pisar nos palcos, observem que eu disse pronta para pisar no palco, não disse PERFEITA!
Perfeição é relativo e com certeza sempre buscaremos isso, muito mais no avançado.
Enfim minhas fadinhas, aproveitem cada passo seu na Dança do Ventre, aproveitem cada nível de vocês, pois um necessita do outro, "não de o passo maior do que as pernas" tudo isso fica visível no palco, estude muuuuito, sugue a sua profª. pois ela tem que ser a sua maior fonte de inspiração e estudo, o resto é adicional, vídeos, livros, works, cursos são ótimos, mas quem sempre estará lá te passando tudinho com detalhes é a sua professora, valorize-a!!!